domingo, 1 de fevereiro de 2009

Os monitores CRT e TFT-LCD

Hoje o monitor é um dos factores determinantes na escolha de um bom sistema. Na verdade, o monitor é o componente do sistema que mais resistirá a actualizações. Por tal razão, é de todo o interesse investir neste componente do sistema. Não nos podemos esquecer que vamos passar mais tempo a olhar para um deles do que para qualquer outro objecto em casa.
Um monitor é um dispositivo de saída do computador que serve de interface visual para o usuário, na medida em que permite a visualização dos dados e sua interacção com eles. Os monitores são classificados de acordo com a tecnologia de amostragem de vídeo utilizada na formação da imagem. Existem, portanto, dois tipos de monitores: os convencionais (CRT) e os de ecrã de cristais líquidos (TFT/LCD).
CRT(Cathodic Ray Tube), em inglês, sigla de (Tubo de raios catódicos) é o monitor "tradicional", em que a tela é repetidamente atingida por um feixe de electrões, que actuam
no material fosforescente que a reveste, assim formando as imagens. Os monitores de raios catódicos ou CRT são de tecnologia mais antiga, com maior consumo de energia e com mais baixo preço que os monitores TFT/LCD. O problema é que têm elevadas dimensões (à volta de 400 mm de profundidade) e são bastante pesados (entre 11 e 17 kg). Os monitores CRT podem ter ecrã normal (ligeiramente curvo) ou flat (ecrã plano), sendo que estes últimos são bastantes melhores.

LCD (Liquid Cristal Display, em inglês, sigla de tela de cristal líquido) é um tipo mais moderno de monitor. Nele, a tela é composta por cristais que são polarizados para gerar as cores. Os monitores TFT/LCD apesar de serem mais caros, vingaram no mercado informático por terem reduzidas dimensões (100 mm de profundidade) poupando muito espaço na secretária, mas também por serem bastante leves (cerca de 4 kg). Apesar de terem uma grande qualidade de imagem e de cansarem menos os olhos, tem a desvantagem da superfície do ecrã ser muito frágil e mais fácil de se estragar do que a superfície dos monitores CRT.

Vejamos agora a diferença na dimensão de cada um dos modelos.








Uma das vantagens de um monitor deste tipo (TFT) prende-se ao facto de não apresentar a curvatura tão conhecida nos modelos convencionais. Além disso, estes ecrãs tendem a apresentar um design mais compacto, para além de um melhor brilho e luminosidade, o que os torna mais cómodos para quem se serve deles. Para além de serem esteticamente mais atraentes que os convencionais monitores, o preço é já relativamente próximo aos CRT. A principal desvantagem dos TFT está nos tempos de refrescamento que são tipicamente superiores aos CRT, podendo afectar a qualidade de vídeo de alta velocidade.
TFT (Thin Film Transistor) ou matriz activa é uma tecnologia melhorada dos monitores LCD's, sobre a primeira tecnologia chamada de matriz passiva estes já obsoletos. É feito pelo depósito de finas películas para os contactos metálicos, as camadas semicondutoras activas e as camadas isolantes.
A sua principal aplicação é em desenho de ecrãs planos, um tipo de LCDs (monitores de cristais líquidos). Os TFTs são a melhor variante da tecnologia LCD e são mais flexíveis, já que com eles cada pixel é controlado individualmente. Isto é conseguido através do uso de vários transitores. Desde 2004 que este tipo de tecnologia tem fornecido os LCDs com a maior resolução.

Devido ao seu desenho, os ecrãs TFT são frequentemente chamados de Active matrix LCDs.
A maioria dos TFTs não são transparentes eles próprios, mas os seus
eléctrodos e interconectores podem ser. Os primeiros TFTs transparentes, baseados em óxido de zinco foram inventados em 2003 pelos pesquisadores da Universidade do Estado Americano do Oregon (Oregon State University). Entretanto, o laboratório português CENIMAT da Universidade Nova de Lisboa, descobriu uma forma de produzir estes materiais à temperatura ambiente, tendo feito o primeiro TFT absolutamente transparente à temperatura ambiente. Também conseguiu desenvolver o primeiro transístor em papel, o que abre caminho para capas de revistas e jornais com imagens em movimento.

Concluindo, a escolha de um monitor TFT em detrimento de um CRT é uma escolha que depende muito da funcionalidade a que se destina o monitor. Se utilizamos o computador para jogar, um monitor CRT é o mais indicado pois, devido ao tempo de resposta e de refrescamento de um monitor TFT, nota-se um certo arrastamento de imagem o que deteriora, por vezes de forma considerável, o prazer de jogar. Já se o monitor se destinar para trabalho como folhas de cálculo, processamento de texto, navegação na internet, ou seja, tudo o que não exija muito a nível de rapidez gráfica, é vivamente aconselhado a compra de um monitor TFT. A qualidade de imagem é bastante superior a um CRT, não prejudica tanto a visão e poupa espaço na secretária