segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Potencialidades e Limitações das Redes:

Entender a utilização das comunicações rádio em diversos contextos familiares e sociais

As tecnologias de informação e comunicação entraram definitivamente nas nossas vidas. Estamos cada vez mais dependentes delas, tanto no contexto privado como no local de trabalho, de tal modo que seria impossivel concebermos um mundo sem elas.
O telemóvel é, sem dúvida, uma dessas tecnologias de comunicação mais utilizadas. Se há cerca de uma década este dispositivo era dispensável, actualmente não conseguimos sair à rua sem ele.





GPRS – General Packet Radio Service ou Serviço de Rádio de Pacote Geral é uma tecnologia que aumenta as taxas de transferência de dados nas redes GSM existente. Esta permite o transporte de dados por pacotes (Comutação por pacotes). Sendo assim, o GPRS oferece uma taxa de transferência de dados muito mais elevada que as taxas de transferência das tecnologias anteriores, que usavam comutação por circuito, que eram em torno de 12kbps. Já o GPRS, em situações ideais, pode ultrapassar a marca dos 170kbps. No entanto na prática, essa taxa está em torno dos 40 kbps.

3G – 3G é a terceira geração de padrões e tecnologias de telefones móveis, substituindo o 2G.
As tecnologias 3G permitem às operadoras da rede oferecerem a seus usuários uma ampla gama dos mais avançados serviços, já que possuem uma capacidade de rede maior por causa de uma melhora na eficiência espectral. Entre os serviços, há a telefonia por voz e a transmissão de dados a longas distâncias, tudo em um ambiente móvel. Normalmente, são fornecidos serviços com taxas de 5 a 10 Megabits por segundo.


GSM – Global System for Mobile Communications, ou Sistema Global para Comunicações Móveis (GSM: originalmente, Groupe Special Mobile) é uma tecnologia móvel e o padrão mais popular para telefones celulares do mundo. Telefones GSM são usados por mais de um bilhão de pessoas em mais de 200 países. A omnipresença do sistema GSM faz com que o roaming internacional seja muito comum através de "acordos de roaming" entre operadoras de telefonia móvel. O GSM diferencia-se muito de seus antecessores sendo que o sinal e os canais de voz são digitais, o que significa que o GSM é visto como um sistema de telefone celular de segunda geração (2G). Este fato também significa que a comunicação de dados foi acoplada ao sistema logo no início. O GSM é um padrão aberto desenvolvido pela 3GPP.
Do ponto de vista do consumidor, a vantagem-chave do GSM são os serviços novos com baixos custos. Por exemplo, a troca de mensagens de texto foi originalmente desenvolvida para o GSM. A vantagem para as operadoras tem sido o baixo custo de infra-estrutura causada por competição aberta. A principal desvantagem é que o sistema GSM é baseado na rede TDMA, que é considerada menos avançada que a concorrente CDMA. A performance dos celulares é muito similar, mas apesar disso o sistema GSM tem mantido compatibilidade com os telefones GSM originais. No mesmo tempo, o sistema GSM continua a desenvolver-se com o lançamento do sistema GPRS. Além disso, a transmissão de dados em alta velocidade foi adicionada no novo esquema de modulação EDGE. A versão de 1999 do padrão introduziu índices relativamente altos de transmissão de dados, e é normalmente referida como 3G.

Telemóvel: vantagens e desvantagens;



Falar é bom! Mas prevenção é muito melhor


Com o avanço das novas tecnologias temos a possibilidade de estar contactáveis vinte e quatro horas por dia, através, por exemplo, do telemóvel. Sabemos que este equipamento tem muitos benefícios, mas devemos usá-lo com cautela porque, sabendo que nem tudo é perfeito, também os telemóveis trazem aspectos nocivos aos seu utilizadores. As vantagens são visíveis, a começar pelos milhões de SMS que enviamos até às inúmeras chamadas que efectuamos no dia-a-dia. De igual modo, este equipamento é muito útil sobretudo em situações de emergência, como, por exemplo, em caso de acidente, na avaria do automóvel... A nível profissional, ajuda a que as pessoas tenham maior mobilidade e flexibilidade no trabalho, podendo resolver assuntos sem estarem presentes fisicamente. Como se percebe, o telemóvel faz parte da nossa vida e, na perda do mesmo, ficamos com a sensação de termos perdido a nossa entidade.
As desvantagens não são muitas, mas não se devem ignorar porque são bastante nocivas, podendo causar problemas na saúde, como destruir os neurónios, alterar o código genético, principalmente dos mais jovens, e até quebra o diálogo entre famílias ou interrompe sessões de trabalho, o que muito incómodo. Quantas vezes foram já interrompidos as conversas de pais e filhos pelo seu toque? E nas reuniões de trabalho? E nas aulas?... É preciso estar atentos aos contextos em que utilizamos os telemóveis e aos sinais negativos que podem transmitir. Porém, a pergunta impõe-se: Como reagiremos aos telemóveis do futuro?
Após uma breve pesquisa, obtivemos imagens e exemplos das suas evoluções futuras. Assim, no futuro próximo, vamos ter telemóveis muito amigos do ambiente, feitos à base de soja. Serão práticos que até vão dar para usar como relógio de pulso, entre outras funções. E, com tal evolução, vou-me sentir realizada/o, por saber que os fabricantes se preocupam com o ambiente no mundo e a saúde de todos que o habitam.