quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Vila Pouca de Aguiar


Vila Pouca de Aguiar é uma vila portuguesa no Distrito de Vila Real, Região Norte e subregião do Alto Trás-os-Montes, com cerca de 3 500 habitantes.
É sede de um município com 432,68 km² de área e 14 998 habitantes (2001), subdividido em 18 freguesias. O município é limitado a norte por Chaves, a leste por Valpaços e Murça, a sul por Alijó, Sabrosa e Vila Real, a oeste por Ribeira de Pena e a noroeste por Boticas.
História
Conhecidas nos primórdios da nacionalidade como as terras de Aguiar de Pena, nome tirado do velho castelo roqueiro com a mesma designação, ou seja da Pena, assente num penedo colossal que seria uma das referências da região, com o nome de Aguiar adivinha-lhe do facto de ser um povoado de águias. Delimitada a norte pela terra de Chaves e Montenegro, a leste e sul pela terra de Panóias e a ocidente pelas terras de Bastos. A ocupação humana deste território, remonta à época megalítica, muito anterior à ocupação romana, como testemunham as várias, antas, mamoas, sepulturas e o espólio arqueológico encontrado em vários locais, principalmente na serra do Alvão. Nos finais do século III a.C. começa a colonização romana do território actualmente português. Posteriormente e até à fundação do reino de Portugal, este território foi sucessivamente ocupado por Suevos, Visigodos e Muçulmanos. Após a criação do Reino, é atribuído o primeiro foral à Terra de Aguiar de Pena pelo Rei D. Sancho I, em 1206. Em meados do século XIX as reformas administrativas efectuadas ao nível autárquico, deram a actual configuração ao município.
Património Cultural


As Termas de Pedras Salgadas são uma estância minero-medicinal que constitui importante pólo de desenvolvimento turístico. Emoldurada por uma extensa área florestal, a estância dispõe de balneários em estilo "Belle Époque". São quatro as nascentes termais: D. Fernando, Grande Alcalina, Penedo e Pedras Salgadas. As suas águas são hipotermais, mesossalinas, gasocarbónicas e silicatadas. Sendo uma das águas de mesa portuguesas mais apreciadas revela as suas qualidades curativas no tratamento de doenças do aparelho digestivo, diabetes e colesterol.O edifício do casino, agora adaptado a centro de congressos e reuniões, é um belo exemplo arquitectónico que data de 1910.
O Castelo de Aguiar da Pena é considerado um dos monumentos mais importantes do concelho de Vila Pouca de Aguiar. Implantado estrategicamente no vale de Aguiar, as suas características permitem integrá-lo dentro dos castelos "Roqueiros", conjugando a sua localização com o aproveitamento de um conjunto de afloramentos rochosos, um dificultado acesso e um bom campo de visão. Situado num pico ligeiramente avançado em relação ao Alvão, conseguiu obter um campo de visão privilegiado que ainda hoje preserva. O castelo de Aguiar está actualmente classificado como Monumento Nacional estando portanto sobre alçada do IPPAR.
As grandes galerias de Trêsminas contam-se entre as mais impressionantes instalações da indústria mineira romana. A sua função deve ser relacionada, com a exploração a céu aberto. Tratava-se de galerias de grandes dimensões em forma de túneis, que avançavam a partir da encosta do monte possibilitando desse modo um acesso horizontal às jazidas. As galerias serviam para a extracção e, ou, drenagem das águas.
A galeria do Pilar, também denominada galeria do Buraco dos Santos, possuía um comprimento aproximado de 300 m, e era ligada com a galeria do texugo, que foi aberta no fundo do vale. Ainda hoje pode ser percorrida na maior parte da sua extensão. No fundo da galeria do Pilar, foi escavado um canal com cerca de 1 m de largura destinado à drenagem das águas de exploração a céu aberto. De acordo com o avanço da extracção, o canal teve de ser escavado até uma profundidade de cerca de 20 m.
Existem no entanto outros monumentos arqueológicos situados no distrito mineiro romano de Trêsminas e de Campo de Jales.